sábado, 30 de maio de 2015

Chapter 13

E então o primeiro voo chegou...

   Bom dia! Vou aproveitar esse post pra fazer um resumo de tudo o que aconteceu desde o último.. Preparados? Vamos lá!

   Bem, a última matéria do Training se chama Service e como o nome já diz é ligado a parte de Serviços à bordo. É uma matéria intensa também, cheia de detalhes a serem decorados e informações importantíssimas a serem memorizadas em 10 dias. E lá estava eu estudando altas madrugadas de novo pra aprender tudo.

   Só porque não é tão estressante quanto SEP, não significa que seja fácil. Service requer tanta dedicação quanto SEP.




   Acima algumas fotos do meu grupo com os instrutores (que foram excelentes por sinal!).
 

   Ah, e gostaria de deixar meu muito obrigado pra Sam, que conseguiu ajeitar meu cabelo antes de eu passar na prova de "apresentação pessoal" Obs: com uma tesoura de cozinha.  (hehehehhe)

   Enfim, Service terminado, ganhamos 2 dias de folga para relaxar e nos preparar para o primeiro voo. E durante esses dois dias eu descansei muito e visitei o tão falado...

Burj Al Arab

  Ontem foi o dia do meu primeiro voo. Acordei cedo, fiz a barba, me arrumei, tomei um belo café da manhã e parti para o aeroporto. Participei do meu primeiro Briefing (reunião pré-voo) e em seguida fomos para a aeronave.

   Na aeronave eu pude observar todo o procedimento pré-embarque, ajudei no embarque e em tudo que é feito antes do avião decolar. E por falar em decolar, tive a oportunidade de entrar no cabine do piloto e assistir a decolagem de lá de dentro. Pude ver Dubai de uma perspectiva que nunca imaginei antes, e posso dizer algo?.. FOI SENSACIONAL!!

   E como se não estivesse bom o bastante, ainda fui convidado para retornar a cabine do piloto para o pouso na Índia, e dessa vez pude ver o Taj Mahal de cima. Ainda estou sem palavas para falar o quão sensacional foi!


   Infelizmente não pude tirar foto de dentro da cabine do piloto, mas no final da viagem consegui uma foto com parte da equipe.

   Queria deixar aqui meu muito obrigado a todos que participaram desse momento e dizer que foi muito especial. Estou muito feliz e de verdade realizado. Recebi muito suporte de TODOS da equipe, inclusive piloto e co-piloto que tiraram um tempo pra me dar boas vindas e explicar várias coisas super interessantes.

   Agora vou descansar porque amanha já tenho meu próximo voo para... Depois eu conto! ;)

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Chapter 12

Finalmente a última parte do Training!

   Eu sei que acabei pulando uma semana sem postar nada aqui, mas estava REALMENTE difícil de parar para escrever. Prometo compensar com esse post!

   Bem, depois que acabei SEP eu comecei a segunda matéria do Training = GMT (General Medical Training). Essa parte do training nem se compara com a primeira, juro, tudo é mais calmo, nós temos tempo suficiente pra estudar e a pressão é muito menor. Eu diria que o mais difícil dessa matéria é conseguir decorar todos os sinais e sintomas de problemas que podem acontecer com os passageiros, bem como qual remédio dar para cada um. Mas não é nada de outro mundo também.

   No curso também aprendemos como tratar todo tipo de fraturas, torções e afins:


   Aprendemos até como fazer um parto (heheheheh). Foi uma aula e tanto e é bom estar preparado porque afinal, tudo pode acontecer dentro de um avião não é mesmo?


   Aqui está uma foto da turma no ultimo dia de GMT:


   Bem, passado GMT tivemos nosso merecido final de semana! Nosso grupo saiu para jantar num lugar chamado WareHouse Dubai. Bem bacana e eles oferecem 40% de desconto para comissários da Emirates ;) Vale a pena!
 
WareHouse Dubai
    Ainda durante o final de semana, o único passeio turístico que fiz foi ir conhecer a casa (castelo) de His Highness aqui em Dubai:


   Bem, voltando para o training... Na semana passada eu tive dois dias de aula sobre Security. Nessa matéria não tiramos nenhuma foto por dois motivos: 1- não tinha muito do que tirar foto; 2- o que era interessante suficiente para tirar foto, não era permitido. hehe
   Mas como o próprio nome já diz, foram dois dias sobre segurança pessoal e da aeronave. É intenso e é importante se dedicar.

   Ah, na prova final de Security eu tive 100% de acerto! Aeeeeee

   Continuando, o dia seguinte é chamado de Image & Uniform. Basicamente vestimos o uniforme completo e passamos o dia em uma sala de aula "salão de beleza":


   Nesse dia você (querendo ou não) vai aprender a se cuidar.
   Você tem aula de higiene pessoal, como tratar de suas mãos com cremes, esfoliantes e etc. Fazer unhas que no caso para as meninas inclui pintar, para os meninos basicamente limpeza e tamanho.
   Depois as mulheres focam em maquiagem, e os rapazes em técnicas de fazer a barba sem irritar a pele e etc. Realmente aprendi bastante! É um ótimo dia para relaxar. E sem contar que no final do dia você se vê pela primeira vez inteiro de uniforme e olha... a emoção foi bem forte naquela sala:



   Quase acabando a semana... No dia seguinte tivemos o NuJoum. É considerado o dia mais especial do training porque uma surpresa é preparada para nós e adivinha só? Não vou falar qual é a surpresa porque nenhum comissário que está aqui me contou e eu agradeço por isso, a surpresa realmente valeu MUITO a pena! Desejo que todos vocês tenham a mesma experiência que eu tive! :)

    E para acabar, ontem comecei a última matéria do Training: Service! Essa matéria dura 10 dias, agora só faltam 9. Acredito que meu próximo post será quando acabar o curso e eu estiver já me preparando pro meu primeiro voo, que inclusive já tenho o destino:

>> New Dheli - Índia <<

   Mas nem esperem fotos porque será só um turnaround (bate e volta) hehe. 

   Enfim, consegui resumir tudo o que aconteceu até agora. Agora vou voltar para minhas apostilas de Service porque o que não me falta são coisas para estudar.

"A felicidade é a realização de um desejo pré-histórico da infância, e por isso que a riqueza contribui em tão pequena medida para ela."
(Freud)

sábado, 2 de maio de 2015

Chapter 11

SEP TERMINADO!

   Gostaria de compartilhar minha felicidade com vocês... TERMINEI A PRIMEIRA PARTE DO TREINAMENTO!

   Como disse no ultimo post, o treinamento aqui é dividido em uma série de etapas, mas a principal (e mais difícil) é a primeira, chamada SEP. Consegui passar nas 3 provas semana passada e eis os meus resultados:


  1. Primeira prova: 100%
  2. Segunda prova: 98%
  3. Terceira prova: 92%

   Não deu pra conseguir os 100% nas três provas, mas tudo bem, o importante é que consegui passar e as notas foram até que boas! rs

   Eis algumas fotos do treinamento de semana passada:
Foto tirada logo depois do Ditching, um treinamento
que simula a evacuação dos tripulantes da aeronave em mar aberto.

Foto tirada antes do Fire/Smoke Training, um treinamento
que simula a ação dos comissário em caso de fogo/fumaça no avião. 

   Foi intenso? Foi
   Foi cansativo? Foi
   Foi estressante? Foi

   Mas foi muito bom! Foram 13 dias que todo mundo chegou no limite, mas de fato é necessário e foi muito produtivo. E sem contar que passado isso tivemos nossa comemoração com direito a pizza na escola...



   Também tivemos comemoração durante a noite no nosso bom e velho Barasti:


   Aproveitando o final de semana... ontem fui conhecer alguns pontos turísticos daqui de Dubai como o Museu de Dubai, um Souk (mercados de tecidos e temperos), e também uma Mesquita.

Dentro do "Dubai Museum"

   Agora é me preparar para a nova semana de treinamento e agora vamos começar GMT = Group Medical Training, que como o nome já diz, é focado na parte médica com direito a primeiros socorros e tudo relacionado. 

  Até semana que vem!

sábado, 25 de abril de 2015

Chapter 10

3 semanas em Dubai e...

   Como disse no último post, vou tentar manter um post por semana todo sábado, então vamos lá!

   Não aconteceu muito desde quando eu cheguei aqui, pois basicamente passo o dia estudando ou arrumando a casa e dormindo. hehe O começo é assim, depois as coisas mudam.

   Sobre o treinamento, ele é dividido da seguinte forma:

  • 2 semanas de SEP - Safety and Emergency Procedures
  • 1 semana de GMT - Group Medical Training
  • 1 dia de Nujoum - uma surpresa que eles fazem (ainda não fiz, quando souber falo aqui)
  • 3 dias de Security
  • 1 dia de I&U - Image and Uniform
  • 3 semanas de Service.
   Por enquanto eu só terminei a primeira semana de tortura SEP:

Meu batch no Emirates Aviation College
Meu batch pós prova prática nos Simuladores

   Amanhã começo a segunda, portanto ainda tenho um longo caminho até o meu primeiro voo, que por sinal já tem data: 30 DE MAIO! E falando em amanhã, às 6hr eu faço a minha primeira prova oficial que me dará a licença de voo aqui em Dubai, me desejem sorte!

   Sobre Dubai, não fiz MUITA coisa, mas até agora já conheci:

O bar/balada/restaurante na Praia
Burj Khalifa
Dubai Mall
Dubai Miracle Gardens

   Me desculpa pelo Post tão resumido, mas é que de fato eu basicamente só estudei essa semana e a próxima provavelmente não será muito diferente, mas qualquer novidade com certeza postarei aqui.

   Para terminar, achei essa citação online e nada mais é do que o resumo do que é cada semana aqui de Training:

"Perseverança não é uma corrida longa,
são muitas corridas curtas, uma após a outra"
(Walter Elliot)

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Chapter 9

Onde eu moro em Dubai?

   São muitos os apartamentos de comissários da Emirates espalhados por Dubai tanto em grandes condomínios como o meu como em prédios isolados como o Millennium.

   Eu moro no Sarab. O famoso condomínio do deserto, mas posso falar? Eu amo morar aqui! São muitas as opiniões sobre o lugar, uns amam, outros odeiam, e eu consigo entender os motivos.

   O Sarab é de fato mais afastado que muitos prédios que estão no meio de shoppings e mercados, mas também é um condomínio em que os moradores socializam muito mais. Sem contar que muitas festas acontecem aqui por exatamente estarmos mais afastados.

   Mas é longe? Depende do que você considera longe. Um ônibus passa de 15 em 15 minutos (o dia inteiro!) e nos leva para o HeadQuarters e demora em torno de 25 a 30 minutos dependendo do transito. Tirando isso o Sarab é o único condomínio que tem ônibus particular que nos leva daqui até o Mall of Emirates (a cada 1 hora e meia), Motor City e também para a Jumeirah Beach (a famosa praia). Tudo de graça.

   No Sarab também temos a nossa própria lavanderia da Emirates, ou seja, para lavar uniformes não precisamos ir até o HeadQuarters como os moradores de outros condomínios precisam. Apenas descemos as escadas e é isso.

   O que tem no Sarab? No meu condomínio tem: piscina, sauna, academia, um mini mercado com tudo o que eu preciso, um Costa Coffee (é igual um Starbucks, e aqui em Dubai você encontra em cada esquina) e por fim também tem um mini shopping com algumas lojas e um outro mercado chamado ZOOM.

   Sobre meu apartamento vou apresentar em fotos:





   Tenho meu próprio quarto (suíte) com um mini closet. A sala é compartilhada, assim como a cozinha. (Não atentem à bagunça, foto tirada antes da faxina! rs)

   Na internet eu achei um vídeo da acomodação de uma comissaria que mora aqui no mesmo prédio que eu. Vale a pena dar uma olhada para quem tiver curiosidade:



   Bem, por enquanto é isso!
  Obs: postando pouco porque estou no meio do treinamento e é BASTANTE intenso, sem contar que não esta me sobrando muito tempo, mas assim que acabar eu prometo me dedicar mais.

   Por fim...

"Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração
dedicar-se a ele "
(Buda)