segunda-feira, 16 de março de 2015

Chapter 4

Mas porque Comissário de Bordo?

Escola EACON - Santos
   Desde criança sempre tive uma enorme vontade de andar de avião, mas não pensei que ser comissário seria a profissão que escolheria, até que aos 17 anos fiz meu primeiro voo e tudo mudou. Sai de lá encantado com as comissárias (os) e achei demais poder trabalhar em um avião! Fiquei com isso na cabeça e logo fui procurar saber o que era necessário para me tornar um.

   A primeira informação que eu achei foi da Emirates e dizia que precisava ter 21 anos, portanto deixei a ideia de lado por um tempo (Para voar no Brasil basta ser maior de 18, mas eu não vi isso na época). Passados alguns anos, trabalhei em navio, conclui uma faculdade, e daí finalmente fui pra Aviação e descobri que para ser comissário no Brasil você precisa fazer um curso aprovado pela ANAC. Encontrei esse curso na escola EACON Santos, e lá fui eu fazer a matrícula.




       O curso tem duração média de 4 meses, e tem em torno de 15 matérias que usam e abusam não só da teoria como da prática também:

Simulação de Primeiros Socorros
(com Fernanda Cardoso)

   Durante o curso também é necessário que o comissário tenha a experiência de uma sobrevivência na selva (pra mim: a pior parte!). Dura apenas um final de semana, mas vai te levar com certeza ao seu limite e é exatamente esse o objetivo.

Treinamento de Sobrevivência na Selva

   Você vai sair desse treinamento completamente exausto, mas pode fica tranquilo, existe uma equipe de instrutores que está no local para qualquer emergência. (apenas emergência, o resto é com você!)

   Após a selva tive ainda mais uma bateria de matérias e provas até que enfim concluí o curso.

(parte da) Turma 146M - EACON Santos
   
    E quando pensei que já estava tranquilo é que veio a pior parte... A PROVA DA ANAC! Essa prova é realizada diretamente na ANAC, fica de frente para o aeroporto de Congonhas, tem duração de 2 horas e ela resume todas as matérias que você estudou em 4 meses. Tudo.. em.. uma.. única.. prova.

   É difícil, mas não impossível e graças a Deus eu consegui passar de primeira!

   Como vou trabalhar em uma empresa internacional, ter o habilitação da ANAC não é obrigatório, mas eu só fui contratado após concluir o curso então optei por fazer a prova, afinal não teria nada a perder.

Simulação em MockUp - EACON Santos
(Eu prendendo o riso na foto, não reparem)

   Bem, respondendo ao titulo do post ".. mas porque ser comissário?" eu deixo uma citação tão famosa e que resume bem o que é trabalhar com aquilo que você se sente verdadeiramente bem:

 "Escolha um trabalho de que gostes 
e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida"
(Confúcio)

14 comentários:

  1. Que shoooow ! Tem até eu ali ;* booa sorteee ♥

    ResponderExcluir
  2. Orgulho de ter feito parte da melhor turma ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orgulho demais da nossa turma! ♥ Logo mais é você voando por aí! ;)

      Excluir
  3. Deu até vontade de fazer esse curso. Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ! Fico plenamente satisfeito em ver seu sonho realizado ! Mas as etapas foram vencidas uma a uma porque você batalhou muito e sempre acreditou em si mesmo !
    Sucesso SEMPRE... Boas vibrações e EXCELENTE VÔOS !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado de verdade professor! Pelas palavras, pelas aulas e pelo incentivo! Tudo que sei de Primeiros Socorros hoje devo à você! Forte abraço.

      Excluir
  5. Parabéns Talles !! Desejo uma carreira de sucessos e realizações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Professor!

      De verdade suas aulas me ajudaram muito e vou levar esse conhecimento pro resto da minha carreira!

      Forte abraço e bons voos à nós Comando!!

      Excluir
  6. Olá Talles! Comecei a acompanhar seu blog e estou extremamente apaixonado por cada post seu. Sonho em ser Comissário desde meus 11 anos, hoje estou com 20 e carrego a certeza que meu coração nasceu pra voar. No momento estou fazendo uma graduação em Lazer e Turismo e estou pensando em fazer um intercâmbio de 1 ano na Europa a fim de melhorar o meu inglês. Gostaria de um conselho seu em relação a isso, pois estou dividido entre iniciar o curso agora ou terminar a graduação e melhorar meu inglês.

    Parabéns pelo blog e sucesso nessa sua nova etapa. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Guilherme,

      Você está em que ano da faculdade?
      Um intercâmbio de 1 ano para a Europa vai te ajudar muito em todos os sentidos. Na questão do inglês então vai ser fantástico (se você for para Irlanda ou Inglaterra, claro).

      Caso você esteja no ultimo ou penúltimo ano da faculdade eu diria para você terminar primeiro e depois fazer seu intercâmbio.

      Não se preocupe pensando que vai estar pendendo tempo, tanto essa graduação, quanto um intercâmbio vão acrescentar MUITO e vão ser muito bem vistos no seu currículo em uma seleção.

      Boa sorte! Um abraço

      Excluir
    2. Obrigado pelo conselho Talles. Eu estou no penúltimo ano da faculdade e não vejo a hora de começar a trilhar esse caminho. Vou esperar terminar a graduação e então fazer o intercâmbio. Mais uma vez obrigado pela dica.

      Abraço e bons voos!

      Abraço!

      Excluir
  7. Que legal. Eu também me formei em uma ETEC, em Itanhaém e cogitei fazer o curso na Eacon quando eu estava na UniSantos. Hoje moro em Florianópolis e estou me preparando para fazer o Open Day da Emirates logo, fiz o curso de comissário aqui e estou usando vários blogs como o seu de referencia. Esse seu trabalho esta ajudando muita gente, quando eu entrar para a Cia farei o mesmo. Cara, parabéns pelo Blog e muitos Voos a você!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Diego, fico muito feliz em poder ajudar!

      Caso precise de algo não hesite em perguntar aqui.
      Abraço e boa sorte no OD.

      Excluir